O Game of Dhrones é uma mini-competição de robótica amadora, que visa estimular a robótica como hobby e área de estudo entre os hackerspaces e os participantes da BSidesSP. A competição terá duas categorias, independentes:
- Corrida de Robô Seguidor de Linha
- Luta de Sumô de Robô
O Game of Drones acontecerá a partir das 13h.
Os competidores podem utilizar a sala da competição para preparar seus robôs, a partir das 11h. Teremos oficinas sobre estes assuntos neste horário, para ajudar os competidores. Você não tem um robô? Então participe da oficina e monte o seu próprio robô.
No final do evento anunciaremos os ganhadores. Os primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e os participantes do Game of Drones devem se inscrever também na BSidesSP.
Será permitida inscrição no dia do evento.
Regras básicas
Corrida de Robô Seguidor de Linha
O robô seguidor de linha deve percorrer um trajeto marcado no chão. No final do trajeto, haverá uma pequena bandeira, que o robô deve derrubar, marcando o final da cronometragem do tempo.
Dimensões máximas dos Robôs: 250x250x200mm
Peso máximo: 3Kg
Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não podem ser controlados externamente por fio ou por rádio
Sobre a Pista
- A pista será branca, com o trajeto marcado por uma linha preta
- A linha a ser seguida consistirá em combinações de retas e arcos. A linha poderá cruzar sobre ela mesma.
- Todos os competidores deverão seguir o mesmo trajeto.
- O circuito será totalmente plano
- O início e fim do percurso serão devidamente indicados
- O robô deverá percorer o circuito tomando como referência a linha.
- O corpo do robô deverá sempre ficar sobre a linha. Caso o robô saia completamente de cima da linha, será considerado que o robô saiu do percurso e a volta será invalidada caso o robô não volte sozinho para o mesmo ponto em que saiu.
Luta de Sumô de Robô
Os robôs de sumô disputarão partidas dois-a-dois, em ordem a ser sorteada no dia do evento.
Categorias:
- Mini robô 10×10
- Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 10 x 10cm (10cm de largura, 10cm de profundidade e altura livre)
- Peso máximo: 500g
- Sumô Médio
- Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 25cm x 25cm (altura livre)
- Peso máximo: 1500g
- Sumô Grande
- Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 25cm x 25cm (altura livre)
- Peso máximo: 3000g
Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não podem ser controlados externamente por fio ou por rádio.
Não é permitido qualquer componente que danifique o robô competidor ou a arena
Sobre a Arena do sumô:
- A arena será redonda, com 77cm de diâmetro, fundo preto e borda branca.
- A arena será totalmente plana.
Regras do Sumô de Robô:
- Ganha o primeiro robô que vencer 2 de 3 disputas.
- A disputa encerra no momento em que um dos competidores sair da arena (o que ficar vence a disputa).
- Será considerado perdedor o robô que apresentar falta de combatividade (ou seja, o robô ser programado com a estratégia de fugir/evitar contato com o robô adversário).
- O tempo máximo da competição é de 3 minutos, incluindo as 3 disputas. Ao atingir o tempo limite, será declarado vencedor o primeiro robô a ganhar uma disputa.
Regras Gerais
- A competição é aberta a todos os interessados, independente de participarem ou não de hackerspaces
- Cada hackerspace pode concorrer com uma equipe “oficial”, no máximo
- Cada equipe terá duas tentativas para completar o percurso
- Cada equipe terá 5 minutos para testar a pista antes do início da competição
- A ordem dos competidores será sorteada no dia da competição
- O percurso será completado quando o robô ou drone chegar ao seu final sem ter desviado do percurso marcado;
- Se o robô não completar o percurso ou desviar do trajeto marcado, esta tentativa será considerada falha;
- Após iniciada a partida, não será permitido encostar no robô ou drone sem a autorização do juiz.
- Nenhuma adição, remoção ou alteração de hardware ou software poderão ser feitas durante a competição. Somente pequenos reparos serão permitidos.
- Equipes de hackerspaces tem direito a uma tentativa extra, totalizando 3 tentativas
- Será considerado ganhadora a equipe que fizer o trajeto completo em menor tempo
- Em caso de empate, o critério utilizado para desempate será: primeiro, a equipe que completou mais tentativas; segundo, a soma dos dois melhores tempos (considerando o caso de equipes que completaram o trajeto em 2 ou mais tentativas)
- Se nenhum competidor percorrer todo o trajeto, o vencedor será o robô ou drone que percorrer a maior extensão do trajeto.