O Game of Dhrones é uma mini-competição de robótica amadora, que visa estimular a robótica como hobby e área de estudo entre os hackerspaces e os participantes da BSidesSP. A competição terá duas categorias, independentes:

  • Corrida de Robô Seguidor de Linha
  • Luta de Sumô de Robô

O Game of Drones acontecerá a partir das 13h.

Os competidores podem utilizar a sala da competição para preparar seus robôs, a partir das 11h. Teremos oficinas sobre estes assuntos neste horário, para ajudar os competidores. Você não tem um robô? Então participe da oficina e monte o seu próprio robô.

No final do evento anunciaremos os ganhadores. Os primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e os participantes do Game of Drones devem se inscrever também na BSidesSP.

Será permitida inscrição no dia do evento.

Regras básicas

Corrida de Robô Seguidor de Linha

O robô seguidor de linha deve percorrer um trajeto marcado no chão. No final do trajeto, haverá uma pequena bandeira, que o robô deve derrubar, marcando o final da cronometragem do tempo.

Dimensões máximas dos Robôs: 250x250x200mm
Peso máximo: 3Kg

Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não podem ser controlados externamente por fio ou por rádio

Sobre a Pista

  • A pista será branca, com o trajeto marcado por uma linha preta
  • A linha a ser seguida consistirá em combinações de retas e arcos. A linha poderá cruzar sobre ela mesma.
  • Todos os competidores deverão seguir o mesmo trajeto.
  • O circuito será totalmente plano
  • O início e fim do percurso serão devidamente indicados
  • O robô deverá percorer o circuito tomando como referência a linha.
  • O corpo do robô deverá sempre ficar sobre a linha. Caso o robô saia completamente de cima da linha, será considerado que o robô saiu do percurso e a volta será invalidada caso o robô não volte sozinho para o mesmo ponto em que saiu.

Luta de Sumô de Robô

Os robôs de sumô disputarão partidas dois-a-dois, em ordem a ser sorteada no dia do evento.

Categorias:

  • Mini robô 10×10
    • Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 10 x 10cm (10cm de largura, 10cm de profundidade e altura livre)
    • Peso máximo: 500g
  • Sumô Médio
    • Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 25cm x 25cm (altura livre)
    • Peso máximo: 1500g
  • Sumô Grande
    • Dimensões máximas dos Robôs no momento inicial: 25cm x 25cm (altura livre)
    • Peso máximo: 3000g

Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não podem ser controlados externamente por fio ou por rádio.
Não é permitido qualquer componente que danifique o robô competidor ou a arena

Sobre a Arena do sumô:

  • A arena será redonda, com 77cm de diâmetro, fundo preto e borda branca.
  • A arena será totalmente plana.

Regras do Sumô de Robô:

  • Ganha o primeiro robô que vencer 2 de 3 disputas.
  • A disputa encerra no momento em que um dos competidores sair da arena (o que ficar vence a disputa).
  • Será considerado perdedor o robô que apresentar falta de combatividade (ou seja, o robô ser programado com a estratégia de fugir/evitar contato com o robô adversário).
  • O tempo máximo da competição é de 3 minutos, incluindo as 3 disputas. Ao atingir o tempo limite, será declarado vencedor o primeiro robô a ganhar uma disputa.

Regras Gerais

  • A competição é aberta a todos os interessados, independente de participarem ou não de hackerspaces
  • Cada hackerspace pode concorrer com uma equipe “oficial”, no máximo
  • Cada equipe terá duas tentativas para completar o percurso
  • Cada equipe terá 5 minutos para testar a pista antes do início da competição
  • A ordem dos competidores será sorteada no dia da competição
  • O percurso será completado quando o robô ou drone chegar ao seu final sem ter desviado do percurso marcado;
  • Se o robô não completar o percurso ou desviar do trajeto marcado, esta tentativa será considerada falha;
  • Após iniciada a partida, não será permitido encostar no robô ou drone sem a autorização do juiz.
  • Nenhuma adição, remoção ou alteração de hardware ou software poderão ser feitas durante a competição. Somente pequenos reparos serão permitidos.
  • Equipes de hackerspaces tem direito a uma tentativa extra, totalizando 3 tentativas
  • Será considerado ganhadora a equipe que fizer o trajeto completo em menor tempo
  • Em caso de empate, o critério utilizado para desempate será: primeiro, a equipe que completou mais tentativas; segundo, a soma dos dois melhores tempos (considerando o caso de equipes que completaram o trajeto em 2 ou mais tentativas)
  • Se nenhum competidor percorrer todo o trajeto, o vencedor será o robô ou drone que percorrer a maior extensão do trajeto.